sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Edital Sexta-feira



Numa sexta-feira chuvosa perfeita para se deitar na cama com cobertor e guloseimas assistindo filme o dia inteiro – coisa que fiz antes de escrever esse post – recebo um novo exemplar do Jornal do trem que tem distribuição gratuita com assuntos sobre próprios negócios, muita política até superliga de vôlei.

Vale a pena acreditar num sonho e lutar por ele até o fim?
A matéria da capa conta três histórias que nos comprovam que sim, sabe aquela maravilhosa ideia que se tem mas por ser nova fica difícil de concretizar? As vezes o empecilho está apenas em nós mesmo, mas na maioria das vezes  tudo conspira contra os nossos sonhos. Como já disse nessa matéria conta a história de três mulheres que tiveram ideias maravilhosas e com muitas pedras no caminho fizeram um lindo castelo para si. O grande segredo? Vontade e ação, para Reinaldo Messias “empreendedorismo é aquilo que vamos arrancar de dentro da gente para viabilizar um negócio e mudar de vida”.

É aprovado o Código Florestal enquanto o desmatamento avança na Amazônia:
O Código Florestal que foi votado no dia 6 de dezembro sofreu apenas três acréscimos relevantes, assim ficou 26 emendas acatadas pelo relator e 60 rejeitadas por isso a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que esse novo Código representa um avanço. Os três acréscimos relevantes são: 1) que fala sobre as bacias hidrográficas fiz que o governo pode intervir no percentual de recuperação quando o desmatamento nessa área estiver crítico. 2) essa passa a permitir atividades produtivas em apicuns que são vegetações que convivem com os mangues. 3) permite que os Estados com 65% de área preservada reduza de 80% para 50% a reserva legal, no entanto essa emenda ainda precisa ser apontada pelo ZEE.
Enquanto isso a Amazônia cada vez mais é desmatada, em uma pesquisa foi apontada que mais de 385km² foi degredada. Os Estados que mais desmatam são: Rondônia com 128,5km² com menos florestas; Pará com 119km² em derrubadas; Mato Grosso com 98km² com mais áreas derrubadas e Amazonas com 18km².

Vestindo as asas:
No dia 7 de dezembro os senadores – 70 votos a favor e apenas um contra – salvaram a atual Presidente Dilma de repassar 10% de suas receitas para a área da saúde o que obriga a União.
Nossa Presidente pode respirar aliviada suas receitas estão a salvas graças ao senadores, que em uma votação apenas um pareceu preocupado com a saúde no Brasil. E agora como fica? Fica exatamente como estava, municípios e estados obrigatoriamente tem de passar 15% e 12% respectivamente de suas receitas para a saúde.
Já que estavam com as asas de anjo o senado resolveram afagar a cabeça da população também desaprovando a criação da Contribuição Social a CSS que é mais conhecida como CPMF, um imposto a menos.

Passamos no teste:
A matéria mais importante para mim nessa edição, fala sobre a nova ortografia que apesar de estar desde 2010 em teste no nosso país agora em 2012 entra em vigor, universidades já podem cobrar em vestibulares e etc.
A explicação para a mudança na ortografia é facilitar o processo de intercâmbio entre países que falam português como o Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. No entanto desde 2009 esse assunto divide opiniões pelo fato de que cada país tem sua cultura o que difere o modo de falar do de escrever.
Aprovando ou não em 2012 todo mundo tem de escrever na nova ortografia, algumas mudanças são:
·           Não existe o acento nos ditongos abertos éi e oi nas paroxítonas em palavras que tem na penúltima sílaba como: ideia, boia, heroi;
·           Outra extinção foi o acento no i e no u forte depois de ditongos em palavras paroxítonas como: baiuca, bocaiuva, feiura;
·           Em palavras com duas vogais iguais não é mais utilizado o acento circunflexo, exemplo: voo,  enjoo, veem;
·           Acentos para distinguir o timbre perdem o acento também como pêlo, pêra, pólo agora ficam pelo, pera, polo;
·           Acentos agudos utilizado no u forte de que, qui e gue, gui caiu também, agora se escreve: apazigue, averigue, enxague;
·           Por mais que já usássemos em nomes e palavras incorporadas o K, W e Y finalmente entram para o nosso alfabeto;
·           Não é necessário usar o hífen em uma palavra que termina com uma vogal diferente da que inicia a outra como em extraescolar, autoestrada;
·           Quando a segunda palavra começa com r ou s duplica a letra e fica sem hífen como antirreligioso, contrarregra, infrassom;
·           O trema não existe mais em hipótese alguma então lingüiça e seqüestro fica respectivamente: lingüiça e sequestro.

Espero ter informado um pouquinho quem lê o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário