sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EDITAL Sexta-feira



Agora que terminei o ensino médio preciso me dedicar mais a minha futura carreira profissional de jornalista. Pensando nisso venho planejando mudar um pouco as coisas por aqui, não deixarei de escrever meus bobos textos românticos ou auto-explicativos – na verdade eu preciso deles para me entender .
Não sei o momento exato em que comecei a ler esse jornal no entanto toda sexta-feira eu leio o JORNAL DO TREM, e por ser um jornal de distribuição gratuita pensei que não haveria nada de ruim em comentar sobre suas matérias semanalmente. Desse jeito eu treino  para a faculdade e mantenho atualizado o público que lê aqui o blog.

A POLÊMICA DE BELO MONTE

Faz tempo em que deixei de ler apenas o resumo das novelas, coisa que nem assisto mais, e passei a devorar o jornal de cabo à rabo como diz minha mãe. A matéria da capa dessa semana é a polêmica de Belo Monte que vem impondo opiniões até de artistas da Tv e todos os brasileiros deviam ter sua própria opinião.
Ainda que a sociedade não tenha aprovado essa nova Usina no Rio Xingu as construções já começaram. Dizem que o motivo da construção dessa usina é que com o bom momento do Brasil a população passou a comprar mais eletrônicos e assim gastando mais energia elétrica, então até 2019  precisaríamos de 71,3 GW.  Já em 2015 a usina produzirá 11 mil megawatts. No entanto especialistas dizem que a usina só produzirá o desejado em quatro meses do ano por causa de um momento de seca em alguns pontos do Xingu.
O que não se diz por aí e transforma tudo em polêmica é que para a construção da usina irá inundar 640km² desabrigando muitas famílias que devem ser ressarcidas. Infelizmente o governo paga por volta de R$2 mil e com essa quantia não consegue comprar uma casa por causa das imobiliárias que aumentaram o preço de uma.
Mesmo com tantas discórdias vale lembrar que o Ibama já autorizou a construção da usina. Termino esse resumo com a mesma frase da matéria: Neste jogo de opiniões diferentes, em quem você acredita?


PLEBISCITO DE INTERESSES

Dezembro chegou e com ele trouxe uma grande responsabilidade para os paraenses decidir, o que atingi todos os brasileiros, desde as crianças que aprendem a história do Brasil até adultos que teriam de sustentar ainda mais políticos.
A proposta é dividir o Pará em 3 estados: Carajás com 39 cidades, Tapajós 27 e o Pará com 78. Especialistas afirmam que isso seria um retrocesso para o três Estados pois eles teriam que viver com uma verba limite levando ao déficit orçamentário . Um professor da Universidade Federal do Pará, Roberto Corrêa disse: “Vantagens da divisão? Sinceramente, não consigo ver nenhuma.” . Com essa afirmação eu deixo que cada um tire sua própria conclusão que já foi-lhe jogada na cara.

MULHERES

Em duas diferentes matérias descobri curiosidades muito interessante sobre mulheres que queria compartilhar.
A primeira na matéria: CHEGA DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE;  que fala sobre uma campanha contra maus tratos contra o sexo feminino em mais de 160 países mostra que mulheres com idade entre 15 e 44 anos apresentam maior risco de sofrer violência sexual e doméstica do que serem vítimas de câncer, acidentes de carro ou malária. E eu que nunca nem apanhei dos meus pais e já tinha um psicológico pronto para o câncer por comer tanta besteira agora tenho que tomar cuidado.
Na segunda reportagem, ELAS CORREM MAIS RISCOS EM ACIDENTES, explica que os equipamentos de segurança são desenhados para homens, por isso uma mulher que usa cinto de segurança tem 47% a mais de chance de ter ferimentos mais graves. Existe toda uma explicação para esses desenhos serem feito para homens, o que é alegado é que homens se envolvem mais em acidentes do que as mulheres, por isso precisam ser mais protegidos.
Achei essas duas curiosidades relevantes pois eu nem fazia idéia de ambas e é algo que pode me levar a morte.

FUTEBOL

É no domingo que esse Brasileirão acaba, como nunca antes foi visto na história de pontos corridos o campeonato terá um campeão que caiu para a série B, pois o Corinthians e Vasco são os únicos com possibilidades de ganhar, comprovando que passar por fases difíceis nos fortalece.
Para a alegria do Corinthians que enfrenta o Palmeiras pode se dar ao luxo de ganhar ou sofrer um empate. Já se perder e o Vasco ganhar do Flamengo o título fica com os vascaínos.
Outro clássico pouco está sendo comentado é o São Paulo enfrentando o Santos. O famoso SanSão também é domingo e a última chance para o São Paulo lutar por uma vaga na Libertadores, para isso ele teria de ganhar e torcer que o Coritiba, Internacional e Figueirense não vençam.

FOFOCA

Mesmo não me limitando mais a essas páginas fiquei impressionada com uma notícia sobre o Galvão Bueno ter jogado uma taça de champagne na cara de sua esposa por ela ter dado uma entrevista a Rede Record. Que coisa feia Galvão, pelo visto você não leu a matéria sobre violência doméstica contra o sexo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário