quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

#NowPlaying Manuscrito - Sandy Leah



Quem nunca escutou a Sandy na época em que ainda cantava com o irmão Júnior? Pois é, se você nasceu de 1991 a 1999 você tem muitas lembranças desse trabalho. Infelizmente os irmãos cresceram e se separaram, felizmente a Sandy criou um projeto solo que foi lançado em 2010 com o nome de Manuscrito composto por 13 faixas que vão do MPB ao Pop Rock com muitas baladas foi definido como liberdade para a Sandy que participou de todas as composições. Ganhou disco de ouro, platina e muitas indicações ao VMB, já teve três singles: Pés Cansados, Quem eu sou e Sem Jeito. E agora um DVD ao vivo foi lançado no dia 24 de novembro – ótimo presente de natal.
Confesso que já tinha escutado os singles desse CD – assisto MTV o dia inteiro – mas por preconceito musical bobo não havia dado valor ao projeto. Numa entrevista que vi esses dias da Sandy me despertou uma imensa vontade de escutar todas as faixas, por isso fiz o download e cá estou eu apaixonada por 10 de 13 faixas, não que eu não goste das outras três faixas é só que elas não estão entre as minhas favoritas. Com o que eu entendi e senti  vou apresentar a vocês as 10 faixas que me encantaram para vocês também se encantarem.

01.         Pés Cansados:
Fiz mais do que posso, vi mais do que agüento e a areia dos meus olhos é a mesma que acolheu minhas pegadas.
Primeiro single do CD, a primeira vez que escutei já fiquei com a música na cabeça por dias, ela é bem grudenta. Agora com um pouco mais de maturidade entendi a letra. Nessa música é o que pessoas que fazem intercâmbio, viajam muito ou até mesmo pessoas que passam por dificuldades por se afastarem de pessoas que amam mas acabam voltando para esses. Na música mesmo diz que ela largou tudo, o que era certo, o que era fácil, para se descobrir porém cansada de tanto procurar descobriu que o lugar dela(e) é onde estava no principio. No meu trecho preferido também dá para entender que por mais que seja difícil a situação ela nos incomoda e nos leva para algo ainda melhor, é o velho ditado: “Depois da tempestade vem a bonança.” .

02.         Quem eu sou:
E assim eu vou, procurando nos meus sonhos, descobrindo que eu realmente sou.
Todo adolescente que conheço e agora vejo que os adultos também os faz é descobrir quem realmente somos. Muitas das nossas atitudes se contradizem com a realidade, então na letra dessa música muitos vão se identificar pois ela diz exatamente isso de se encontrar, procurar em sonhos trilhando outros caminhos para se descobrir ou libertar quem realmente é; o que todos nós tentamos fazer em todos os dias de nossas vidas. Essa faixa foi o segundo single do CD é foi tema de uma personagem numa novela global.

03.         Tempo:
Assim como a dor que fere o peito isso vai passar também.”
A vida de ninguém é fácil, sempre tem algo impedindo nossa felicidade desde lembranças, cobranças, vinganças, impérios, ou até mesmo coisas psicológicas como o medo, desespero, e outras coisas.  Novamente como num ditado: “Só o tempo cura.” A música diz que tudo isso vai passar também. Como em uma música de superação é ótima para os dias em que paramos para rever a vida e por algum motivo ficamos depressivos ou quando estamos passando por algum momento muito difícil, a letra nos faz lembrar que nada é para sempre, tudo com o tempo passa.

04.         Ela/Ele:
Os dias vividos a dois provavam que a eternidade é só um instante.
Todos os diálogos de casais que você já viu no tumblr ou em outros lugares está reunido nessa música. Uma história muito fofa de como o casal se conhece e se apaixona até o momento em que ele a pede em casamento. Se fosse um texto qualquer seria daquele que torcemos para acontecer na vida real, mas é uma música que a Sandy compôs com o marido Lucas e antes que digam que é a história dos dois já foi dito numa entrevista que não é autobiográfica.  

05.         Dedilhada:
O céu, o chão, nunca vejo o meio. Qual a razão?
Novamente me lembra um ditado, quem nunca foi “8 ou 80”? Na adolescência isso é muito comum, te amo ou te odeio é o lema. A letra fala de como ela cresceu/evoluiu, continua errando mas não é o mesmo de anos atrás que agora nem a assustam mais. Cansada de sempre pensar ela só não quer ter uma vida dedilhada o que seria algo como uma vida chata cheia de regras e sacrifício.

06.         Sem Jeito:
Não vê que eu sou assim? Perdida de amor, começo pelo fim. Te amo desse jeito, meio do avesso.
Minha música preferida foi o 3° single desse CD que também é tocada num tambor pela cantora. A música conta a história de alguém que planeja uma vida toda ao lado do companheiro antes mesmo de ter um relacionamento com o mesmo. Romântico como sou, me vi descrita na música, antes mesmo de conhecer o garoto já tenho planejado como vamos nos apaixonar perdidamente, noivar, casar e ter três filhos e um belo cachorro. Pode ser esse um dos motivos de tanto gostar da música mas outro motivo é que o som do tambor é tão contagiante que dá vontade de dançar e o sarcasmo na letra me faz querer rir. Poderia passar o resto do dia falando dessa letra que é a minha favorita no entanto só irei postar o videoclipe aqui embaixo e algum dia talvez escrever uma crônica sobre isso.



07.         O que faltou ser:
Não me escondo do medo de não me reerguer, do silêncio de uma vida sem você, de tudo que faltou ser.
A música mais próxima dos antigos projetos da Sandy com o irmão, essa faixa me lembrou muito músicas antigas. Nessa letra está todos os sentimentos que sentimos ao fim de um relacionamento  presente, no meu trecho preferido também me lembra um pouco de músicas da Adele como a “Someone like you”  a diferença é que na música da Sandy tenta-se recuperar do término e não fica assombrando o ex-namorado como a Adele.


08.         Perdida e Salva:
Não há, sensação melhor não há. Sinto estar perdida e salva.
Para as românticas e apaixonadas essa vai ser a música preferida. Quem nunca sentiu-se perdida por não entender sentimentos tão simples e salva por sentir todos esses sentimentos? A letra dessa música fala exatamente disso, do medo que sentimos ao estarmos vivendo essa experiência da paixão. Começa dizendo que não se pode explicar tamanho sentimento mas essa frase: “Apesar de ser tão claro eu não consigo entender. E apesar de ser tão imenso cabe em mim o mundo que você me deu." resume tudo o que sentimos em palavras. Nem preciso dizer que também me identifiquei muito com essa letra.

09.         Tão comum:
Só sei que eu espero que a  vida me mande algo bom. Só sei que eu não quero cantar minha trilha fora do tom.
Muitas perguntas que fazemos para nós ou nos fazem não sabemos responder e isso é comum, como diz na música. O refrão é auto-explicativo, para mim todos os adolescentes se identificam, nessa fase de conhecimento é tão comum querer tudo e errar quase sempre que a letra deveria se tornar o hino dos adolescentes.

10.         Esconderijo:
Ele é sozinho e teme que o mundo encontre o seu cantinho.
Assim como “Black Star” da Avril Lavigne essa faixa seria a introdução do CD, só que no final. Como disse não são apenas os adolescentes que estão em busca de quem realmente são, os adultos também os fazem. O que me encantou é que nessa música que me lembra muito uma cantiga de ninar nos mostra como todos temos dentro de nós crianças que guardam o melhor de nós.

Espero que um preconceito musical bobo não os impeçam de conhecer um maravilho trabalho, eu que sou apaixonada por histórias estou cada vez mais conectada com a música independente do gênero. Não tenho vergonha de dizer que curtia Sandy&Júnior e agora também gosto da Sandy Leah sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário