terça-feira, 28 de junho de 2011

Resenha do Mês - Wake




Sinopse: Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
 Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela – eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.
 Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante…
                                .   .   .
  Livro curto, narrativa muito rápida, e uma leitura cheia de imagens, sem dúvida é o que define curta, mas perfeitamente o livro Wake – Despertar, por Lisa McMann. Wake é o primeiro livro da trilogia com mesmo nome, que foi lançado em 2010 pela editora Novo século.
 Se assim como eu, toda informação que você tem sobre sonhos, foi obtida através de experiências pessoais ou pelo que consegui entender do filme “A origem” de 2010, você vai gostar muito de Wake, não só porque trabalha com sonhos, mas sim porque as personagens interagem de maneira direta com os sonhos, de uma forma que é até “divertida” (talves eu pense assim, porque li todo livro usando como referência o episódio em que o bob esponja entra nos sonhos dos seus amigos na Fenda do Biquíni - \o/ eu tive infância).
 Wake conta a história de Janie  Hannagan, que desde os oito anos é sugada para dentro dos sonhos das outras pessoas. Ela é tragada quase que instantaneamente , quando alguém perto dela dorme e começa a sonhar. Durante suas interações nos sonhos alheios, ela entra em   transe com espasmos e convulsões, Janie é sempre a espectadora nesses sonhos. A trama mostra o esforço de Janie para controlar sua habilidade, e evitar que entrar em transe.
 O livro é narrado em terceira pessoa, e também é um pouco difícil se acostumar com o estilo de narrativa da Lisa McMann, é uma coisa muito objetiva, E acho que esse estilo da autora deixou os personagens meio que “vazios”.
 A história é bem elaborada e muito surpreendente. Eu não sou muito de gostar e admirar personagens principais, prefiro mil vezes os coadjuvante que são bem menos previsíveis, mas Cabel (o par romântico de Janie no livro), é uma exceção  a minha regra.  
 Super recomendo o livro, não se preocupe com o narração, com o tempo você vai se acostumar, e a história é incrível. E recomendo também os ouros livros da série Fade e Gone.

 Eu gostaria muito de agradecer (novamente), Minha amiga Agnes (meu cogumelo alucinógeno <3), por ter me dado esse livro de presente.
Fábio Assiz


Obrigado mais uma vez para o meu amigo Fábio que com muita felicidade aceitou fazer sempre a "Resenha do mês" aqui no blog. Stephanie Gilvania

Nenhum comentário:

Postar um comentário